********* Dica 4 - Não usa mais? Doe!

A acumulação de objetos dificulta a organização e a limpeza (e assim como diz minha “ídala” Micaela Góes: “organização tem a ver com limpeza e limpeza tem a ver com organização”!).
Além disso, diminui os espaços de convívio, deixa a casa com aspecto de depósito e pode facilitar a proliferação de insetos (principalmente Baratas... ecaaa!).
Evite a compra de itens desnecessários, que consomem muitos recursos naturais para serem produzidos, e que, depois de um tempo, se transformem em obstáculos em seu cotidiano.
Encaminhe para a doação os objetos em bom estado, para reciclagem aqueles que não podem ser consertados ou que não estão bem conservados. Lembre-se que os objetos de sua casa devem ser práticos, funcionais e facilitar o dia a dia!
Na época do Natal, assim como nos aniversários, as crianças ganham muitos brinquedos e acabam deixando os antigos de lado. Essa é a oportunidade ideal para arrumar o armário de brinquedos e retirar os velhos de circulação. Deixe que a turminha participe da tarefa e estimule a doação dos itens que não são mais usados.
Sempre faço isso em casa, e sempre tem um monte de brinquedos! Mas é muito bom, pois além de alcançar o objetivo principal nessa situação, que é organizar e se livrar do que não se usa mais, também é uma ótima oportunidade de ensinar as crianças a dividirem o que tem.
Sempre explico para os meus pequenos, que é importante doar brinquedos e roupas em bom estado. Para que possa ser muito bem utilizado e aproveitado por outra pessoa.
Não se pode doar um brinquedo porque estragou ou porque falta alguma parte, precisa ser algo que funcione perfeitamente, para que a criança que recebê-lo possa brincar e se divertir com ele...
É importante enfatizar bem para a criança, que ela está doando por ter ganhado outro e não porque ele não serve mais!

O ALTRUÍSMO é uma das qualidades mais bonitas e mais raras de se encontrar hoje em dia... Sempre que possível (pois não sou nenhuma santa, também tenho os meus defeitos... e como os tenho), converso sobre isso com meus filhos e procuro incentivá-los a desenvolver esse sentimento de forma natural e espontânea.

Dica 3 - Guardar ou jogar fora? Eis a questão!

O primeiro passo da operação faxina é abrir espaço para que os itens da casa possam ser organizados. Portanto você deve decidir o que fica e o que vai embora. A dica é fazer de conta que está de mudança.
Em cada cômodo, esvazie uma gaveta ou prateleira por vez. Coloque todos os objetos sobre a cama ou sobre uma mesa  e separe os itens que serão doados, os que serão devolvidos a seus verdadeiros donos, os que serão  guardados e os que serão jogados fora. Se estiver em dúvida sobre o melhor destino pergunte-se:
·         No último ano alguém precisou desse objeto?
·         O objeto tem valor sentimental?
·         Esse item tem ou terá alguma utilidade nos próximos meses?
·         Manter o objeto é mais importante do que ganhar espaço?
·         Caso esteja quebrado, vale a pena consertá-lo?
Se você respondeu ao menos um “não” para as perguntas acima, é hora de dar adeus ao objeto.

Repita essa operação em todos os cômodos da casa, abrindo armários, verificando prateleiras e gavetas. Separe, em sacolas ou caixas, o que vai para conserto, doação, reciclagem ou lixo.

********* Dica 2 - Casa organizada: Por onde começar?

Não tem jeito, um dia você vai precisar fazer aquela arrumação caprichada, abrir armários, se desfazer dos objetos desnecessários, liberar espaço e reorganizar a casa.
Não adianta querer organizar tudo de uma só vez.  A bagunça acumulada precisa ser colocada em ordem aos poucos, seguindo alguns procedimentos.
Comece pelo ambiente que é mais utilizado por você. Escolha um armário, estante, prateleira ou gaveta e mãos à obra! Inicie a arrumação fazendo um exercício de desapego. Lembre-se de que você precisará se desfazer de itens desnecessários.
A organização facilitará sua vida. As frequentes idas ao mercado diminuirão, assim como o tempo gasto com a organização da bagunça no final de semana.



Aqui em casa eu fiz assim: Combinei com a minha tia Márcia que veio me dar uma mão por uma semana inteira... (quase morri de canseira e na sexta-feira, quase não fiz nada... coitada da minha tia!rsrsrs). 
A cada dia arrumamos e limpamos uma parte!
Começamos pela sala e o lavabo (o lavabo é meio que uma despensa, pois no espaço do box eu tenho algumas prateleiras onde guardo os materiais de limpeza, tapetes e panos para limpeza, vassouras e utensílios de uso diário). Ficamos um dia inteiro só para limpar esses dois cômodos, você acredita??? Tinha tanta tranqueira nesse lavabo que eu passei a maior parte do tempo separando as coisas (usando a lei do desapego é claro!).
No dia seguinte partimos para a cozinha, depois quarto das crianças e por último meu quarto... e assim foi nossa semana. O primeiro passo da minha jornada rumo a ORGANIZAÇÃO PERMANENTE fora dado e o êxito foi alcançado!!!


“Bora mais eu???rsrs”

O LADO BOM DAVIDA para leitura mês de Fev/15

Ai vai minha indicação para leitura desse mês: O lado bom da vida – de Matthew Quick – Editora Intrinseca

Descrição:
Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um 'tempo separados'. 
Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. 
À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que 'é melhor ser gentil que ter razão' e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva da esposa de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez.

Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.



Assisti o filme também, e gostei muito um dos melhores... Mas ainda prefiro o cheiro do meu livrinho...rs


Dica 1 - Colocando a vida em ordem

Você sabe como é difícil conciliar todas as obrigações do dia a dia e ainda conseguir dedicar alguns minutinhos para fazer alguma atividade prazerosa, como ler um livro, ver televisão ou apenas relaxar mesmo.
Parece impossível, mas não é. Basta organizar sua vida e deixar de desperdiçar tempo com tarefas desnecessárias.
Pense bem: quanto do seu dia você gasta para ajeitar a bagunça da criançada? Pendurar as roupas jogadas aqui e ali? Procurar o controle remoto da televisão que ninguém sabe onde deixou?
Pois é... Mas virar esse jogo  é mais fácil do que você imagina.

Basta seguir as dicas que preparamos para você. São conselhos úteis e práticos para dar fim ao caos em todos os cantos da casa, da sala à lavanderia. Adote-os na sua rotina e aproveite O LADO BOM DA VIDA, sem estresse.

...EVERY DAY, CADA DÍA, TOUS LES JOURS, OGNI GIORNO, TÄGLICH... enfim TODOS OS DIAS...

Não importa qual o idioma... TODO DIA é TODO DIA!
E não há mais espaço na vida da mulher moderna para ficar se matando com o serviço da casa enquanto todos se divertem ou descansam...
Eu canso de ver postagens no facebook como essa aqui:

O que significa folga
Ahhh vá plantar batatas!!! rs Apesar dessa imagem retratar a realidade de muitas de nós, não precisa ser necessariamente dessa forma, basta ser ORGANIZADA! E quando eu digo ORGANIZADA é ORGANIZADA mesmo... em absolutamente T-U-D-O!!! Desde manter as coisas organizadas (cada coisa em seu lugar) até a criação de um cardápio semanal para facilitar as compras no supermercado e sua vida na cozinha...

Organize seu lar
Comprei um livro da Editora Melhoramentos chamado ORGANIZE SEU LAR - 52 maneiras de acabar com a bagunça, ele traz pequenas dicas práticas e pontuais que se forem aplicadas, facilita demais o nosso dia a dia...

Muitas das dicas que encontrei neste livro eu já conhecia e já fazia dessa forma em casa... Pois então, vou aplicar todas as 52 dicas do livro na minha rotina e vou postar aqui cada uma delas, dando minha opinião a respeito e incluindo idéias práticas e simples para tornar os nossos dias menos estressantes!


As postagens sobre as dicas do livro terão a marcação de ORGANIZE SEU LAR...

Bjoks e até a próxima!

botton